Livro Embalagens Vidro - Glass Packaging
Vidro é o protagonista do novo livro bilíngue do Instituto de Embalagens
Décima obra da coleção Better Packaging Better World será lançada durante o Fórum de Embalagem & Sustentabilidade
O vidro está presente em embalagens desde os primórdios. É uma das embalagens mais antigas da nossa história e, desde o início, o fato de ser retornável, até mesmo antes de ser reutilizável, a torna amiga do meio ambiente. Por ser inerte não altera sabor, odor ou cor do produto embalado, preservando a saúde do consumidor. Além disso, os frascos flints oferecem o benefício da transparência e os âmbares proporcionam barreira à luz.
Com diversas formas, cores e tamanhos, as embalagens de vidro agregam valor ao produto. Todos estes atributos mostram a pluralidade do vidro para diferentes aplicações. O vidro é o protagonista do décimo livro bilíngue da coleção Better Packaging Better World- Embalagem Melhor Mundo Melhor, o vigésimo primeiro publicado pelo Instituto de Embalagens, que será lançado no dia 27 de outubro, durante o Fórum de Embalagem & Sustentabilidade Online e ao Vivo. O novo livro também ganhou uma versão e-book em inglês e português, além de audiobook.
A obra é composta de cinco unidades: Introdução ao Universo das Embalagens de Vidro, Fabricação da Embalagem de Vidro, Embalagens & Acessórios, Processos e Embalagem e Meio Ambiente.
Com entrevistas feitas com executivos de empresas pioneiras no Brasil, o capítulo dedicado à história da indústria de embalagens de vidro, permite uma leitura de como o setor começou e evoluiu ao longo do tempo no país.
O livro também compilou embalagens de vidro inovadoras garimpadas em gôndolas de todo o mundo e também nas feiras internacionais do setor. É um incentivo para exercitar novos olhares para o uso do vidro. “Um dos diferenciais das embalagens de vidro é a possibilidade de conferir posicionamento premium aos produtos. As técnicas de sofisticação, como o desenvolvimento de moldes especiais e a aplicação de recursos de acabamentos, permitem que essas embalagens revelem aos consumidores as propriedades únicas do produto”, destaca Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens.
No prefácio, Hugo Ladeira, presidente da Owens-Illinois para América do Sul, salienta que “a grande contribuição desta obra é a visão inovadora de apresentar um produto milenar que nunca parou de evoluir, com tecnologias que não só trazem maior acesso ao consumidor como sua característica de ser retornável e infinitamente reciclável, sem perda da sua pureza, tão importante nos desafios para construção de um mundo sustentável”.
O livro é patrocinado pela Owens-Illinois, FuturePack, Krones, P.E. Labellers, Wheaton, Prakolar Sato, Grif Rótulos, Schott, Silgan e Vidroporto e conta com o apoio da Sleever e da Abividro.
Também tem o apoio de entidades setoriais nacionais e internacionais como a ABIHPEC, Abividro, Conseil d’Emballage (França), AIP (Austrália), FEVE – The European Container Glass Federation, GPI – Glass Packaging Institute, entre outras.